Projectos

Planear o futuro Os pequenos passos que se dão hoje podem representar os grandes saltos de amanhã.

É com planeamento e ponderação que definimos os objectivos, as medidas e as acções que ao serem implementados hoje, determinarão o futuro da empresa.
pellets

Projectos de produção

Ao nível da produção, a NaturalReason, Lda foi responsável pela elaboração de 3 projectos comunitários de apoio ao investimento. Tratam-se de 3 projectos candidatos ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Regional (SIDER) que visam a construção de 3 unidades industriais de valorização energética de biomassa florestal.

As unidades fabrís serão construídas nas ilhas Terceira, Pico e São Miguel e serão responsáveis pela produção anual de cerca de 100.000 toneladas de pellets/ano. As pellets terão como destino o consumo por unidades industriais, residenciais ou domésticas locais, nacionais ou internacionais. Desde sempre que a exportação foi vista como uma forte aliada ao desenvolvimento do negócio e é esperado que cerca de 50% do total da produção anual siga esta via.

O projecto da NaturalReason, Lda. foi reconhecido pelo Governo Regional dos Açores como PIR - Projecto de Interesse Regional no ano de 2012.

Saiba mais sobre o SIDER clicando na imagem que se segue:





factory
ter

Terceira

A unidade produtiva a instalar na ilha Terceira terá uma capacidade de produção que rondará as 5ton pellets/hora e deverá contribuir com cerca de 31% (30000ton/ano) da totalidade de pellets geradas pela empresa . Esta ficará situada na Grota dos Calrinhos, freguesia de São Bento, e possuirá uma área coberta de XXXm2.

Serão 20 o número de postos de trabalho directos associados à fábrica que deverão funcionar em 2 turnos de 8h cada. Os postos de trabalho indirectos poderão chegar aos 33.

pic

Pico

Na ilha do Pico será construída uma unidade com uma capacidade máxima de 5ton pellets/hora, gerando anualmente 31% (30000ton/ano) do total de pellets da empresa. Será implantada na Zona Industrial de Santa Luzia, na freguesia de Santa Luzia. A estrutura conta com uma área coberta de XXm2.

Está prevista a criação de 20 postos de trabalho a funcionarem em 2 turnos de 8 horas cada. Os postos de trabalho criados indirectamente através das empresas parceiras deverão rondar as 33 pessoas.

smgl

São Miguel

Na ilha de São Miguel será instalada a terceira unidade de produção da NaturalReason. Nesta, haverá uma capacidade máxima de produção que se situará nas 6ton de pellets/hora, cerca de 38% (36000ton/ano) do total de produção da empresa.

Será o Parque Industrial da Ribeira Grande o sítio escolhido para a construção da unidade com XXm2 de área e que contará com 20 trabalhadores a funcionar em 2 turnos de 8 horas cada. Das parcerias firmadas com a NaturalReason espera-se a criação de 33 postos de trabalho.

Projectos Ambientais

A harmonia com a natureza nunca foi um factor tão importante e valorizado pelas empresas em todo o mundo como é actualmente. Esta harmonia é não só uma responsabilidade que se exige de qualquer cidadão mas também a todas as colectividades e empresas com o mínimo de respeito e consciência pelo planeta.

Não é pelo facto de uma empresa focar o seu negócio no ramo das energias renováveis que deverá descurar qualquer tipo de responsabilidade ambiental. Aliás, como estas dependem directamente do equilibrio e do normal compasso da natureza, são estas as principais interessadas que esse equilibrio nunca seja perdido.

Nos casos das empresas que produzem biocombustíveis, é de todo fulcral que no desenvolvimento do negócio, estas mantenham sempre uma estratégia de crescimento sustendado, pois só assim garantirão quer o presente, quer o futuro do seu negócio.
A biomassa, comparativamente aos restantes biocombustíveis, requer um planeamento distinto, pois no caso da madeira, os períodos de revolução da matéria prima são relativamente extensos. Assim, importa que qualquer empresa que actue na produção de pellets de biomassa possua um plano que garanta a sua normal operação e que salvaguarde um possível aumento da capacidade produtiva. Baseado nos pressupostos acima referidos, a NaturalReason desenvolveu dois projectos de cariz ambiental que passarão a ser descritos abaixo:

Sustentabilidade O empenho que dedicamos para garantir a continuidade dos nossos projectos é mais do que uma necessidade. É um dever.

Devemos garantir a perpetuação dos recursos do planeta para que as gerações vindouras possam usufruir de iguais ou melhores condições de vida.
pellets
proj_ico

PROJECTO DE FLORESTAÇÃO E CONVERSÃO FLORESTAL DE RESERVAS AGRÍCOLAS E ECOLÓGICAS

prod_obj_ico
Objectivo

O aumento da área florestal dos Açores quer pela florestação de novos locais, quer pela conversão de espaços da reserva agrícolas ou ecológica nos quais a presença de floresta se demonstre uma mais-valia face à actual utilização do espaço.

prod_desc_ico
Descrição

O projecto de florestação e conversão florestal de reservas agrícolas ou ecológicas será desenvolvido em consonância com as entidades regionais responsáveis e em parceria com a Universidade dos Açores. Espera-se que, com a execução do projecto, os ganhos ecológicos sejam grandes e que sejam criadas condições propícias a uma melhoria na qualidade do ar e aumento da disponibilidade de água no solo.

O processo de florestação, bem como a selecção das melhores espécies a implantar nos locais, deverá ser acompanhado por técnicos especializados de modo a que seja possível retirar o máximo partido da relação planta-solo.

Como a NaturalReason tem interesse na exploração de eventuais matas de produção que possam vir a ser criadas, também será criado no âmbito do projecto uma calendarização dos processos de plantação e abate de modo a que se assegure um balanço positivo na quantidade de biomassa. Também dentro deste tema, será criado um plano de exploração florestal que permita o normal funcionamento das unidades fabrís, minimizando ao máximo os impactos gerados ao nível dos solos e da paisagem.

De modo geral, com a implementação do projecto, acreditamos que será possível realizar um aumento da mancha florestal da Região Autónoma dos Açores, garantindo por outro lado a sustentabilidade e viabilidade do projecto industrial levado a cabo pela NaturalReason.

proj_ico

PROJECTO DE AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO FLORESTAL COM ADICÇÃO DE CINZAS PROVENIENTES DA QUEIMA DE BIOMASSA

prod_obj_ico
Objectivo

Avaliar o crescimento de espécies florestais de produção em solos e a níveis de altitude distintos, com e sem a adição das cinzas resultantes da queima da biomassa. Pretende-se avaliar e medir a capacidade de incorporação das cinzas por parte do solo, e correlacionar as quantidades aplicadas com o factor crescimento por parte das espécies arbóreas.

prod_desc_ico
Descrição

O estudo do crescimento de espécies florestais é um trabalho que obrigatoriamente terá de ser realizado num espaço temporal grande. Só assim será possível conferir e validar os resultados dos ensaios. A Universidade dos Açores será um parceiro importante na realização dos estudos, nomeadamente através do Departamento de Ciências Agrárias e Departamento de Biologia os quais deverão coordenar as equipas científicas que realizarão o trabalho.

Na queima da biomassa são geradas cinzas as quais muitas vezes são encaminhadas para os aterros sanitários. Este é um destino que pensamos estar errado. Existem estudos realizados noutros países em que as cinzas resultantes na queima das pellets foram posteriormente incorporadas nos solos florestais resultando num melhor equilíbrio do solo, o que permitiu melhorar a produção florestal. A metodologia seguida por estes estudos poderá ser aplicada nos Açores, sendo que as quantidades de cinza aplicadas terão de ser revistas, tendo em conta as especificidades dos solos açoreanos.

Neste projecto procuramos fechar um ciclo com o ambiente, fazendo assim com que este subproduto resultante da queima das pellets, apesar de inerte, não se torne num problema ambiental, mas sim contribua para que se obtenham melhores resultados ao nível do desenvolvimento vegetal.

proj_ico

RECURSOS FLORESTAIS DE SÃO MIGUEL: CARACTERIZAÇÃO GLOBAL E POTENCIAL ENERGÉTICO - BOLSA DE DOUTORAMENTO - LURDES SILVA

prod_obj_ico
Objectivo

O objectivo geral da tese passa pela caracterização dos recursos florestais da ilha de São Miguel (Açores) com especial destaque para povoações de madeira exótica, dominadas por Pittosporum Undulatum.

prod_desc_ico
Descrição

As energias renováveis têm vindo a ganhar cada vez mais importância no contexto energético global. O potencial da biomassa enquanto fonte de energia, face ao conhecimento que existe de outras fontes energéticas, merece ser aprofundado.

A utilização de energia da biomassa contribui para uma diminuição da emissão de gases com efeito estufa, se comparado com as fontes de energia fóssil. Considera-se que a emissão de dióxido de carbono na queima da biomassa é equivalente ao carbono sequestrado durante o crescimento da mesma.

A energia da biomassa tem ganho maior destaque e atenção, contribuindo para um desenvolvimento social, económico e ecológico sustentável.

O objectivo geral desta pesquisa passa pela caracterização dos recursos florestais de São Miguel, Açores, principalmente das áreas dominadas por Pittosporum Undulatum, uma espécie exótica invasora. A importância de espécies nativas, como a Morella faya, também será avaliado, uma vez que poderá ser utilizada para substituir espécies invasoras, a longo termo.

As principais questões que se prendem com este estudo serão:
i) Que quantidade efectiva de biomassa existe em florestas de invasoras e em florestas semi-naturais já invadidas; ii) Será sustentável a utilização de espécies exóticas com fins energéticos?; iii) Quais as possibilidades de aumento da área florestal, e em que zonas; iv) Qual a possibilidade/interesse de substituir espécies invasoras por espécies nativas como a M. faya a longo termo?

O inventario florestal dos Açores será utilizado como suporte para identificar as áreas dominadas pelas espécies em causa. Diversas ferramentas serão utilizadas para obter e analisar os dados colhidos. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) serão utilizados para gerir a localização dos levantamentos de campo. Serão desenvolvidos modelos que permitirão relacionar dados dentrométricos com a biomassa existente. Os períodos de rotação/revolução serão determinados para as várias espécies de interesse.

Recorrer-se-á a modelos de distribuição de espécies e análises multi-critério para determinar possíveis áreas de expansão da floresta de produção.

Este estudo contribuirá para uma visão integrada e sustentável dos recursos florestais da ilha de São Miguel, sendo que, os seus resultados terão não só relevância científica nas áreas da ecologia e gestão, mas também permitirão suportar decisões nas áreas de conservação e economia.

proj_ico

RECURSOS FLORESTAIS DA ILHA DO PICO: CARACTERIZAÇÃO GLOBAL E POTENCIAL ENERGÉTICO - BOLSA DE DOUTORAMENTO - LARA SILVA

prod_obj_ico
Objectivo

O objectivo do estudo será a criação de uma análise integrada dos recursos florestais existentes na ilha do Pico de modo a fornecer indicadores para a sua utilização energética sustentável.

prod_desc_ico
Descrição

A humanidade enfrenta actualmente o desafio de desenvolver estratégias efectivas que suportem os a riqueza dos ecossistemas, mitiguem os efeitos das alterações climáticas, satisfaçam as crescentes necessidades energéticas e promovam as economias locais, regionais e globais.

A biomassa florestal poderá ser uma hipótese viável e que cumpre cumulativamente com todos os requisitos acima mencionados. Contudo, as áreas florestais dos Açores são reduzidas, se comparadas às áreas dedicadas à agricultura. Além do mais, uma grande parte da área florestal é dominada por espécies invasoras, as quais apresentam baixo interesse do ponto de vista de conservação e económico.

A ilha do Pico é uma das ilhas com maior coberto florestal. Apesar de a grande maioria desta pertencer ao Parque Natural de Ilha, estando portanto sob a gestão deste e sujeita a mecanismos de protecção e conservação, embora muita desta área foi invadida por espécies como o Pittosporum undulatum.

O objectivo geral deste projecto é caracterizar os recursos florestais da ilha do Pico, principalmente as áreas que apresentem grande dominância de espécies invasoras, como o P. undulatum. A importância de espécies nativas, como a Morella faya, também será avaliada, uma vez que poderá ser utilizada para substituir o P. undulatum a longo termo.