Produtos

Pellets de biomassa Trata-se de um granulado de madeira, com teor de humidade baixo e com elevado poder calorífico.

Este é um combustível renovável com grandes vantagens ambientais.
pellets

As pellets e a sua utilização

As pellets de madeira são cilíndros com cerca de 6 ou 8 milímetros (mm) de diâmetro e com um comprimento que poderá variar em média entre os 10 e os 40 mm. Ao nível doméstico e residencial as pellets são muitas vezes utilizadas em sistemas de aquecimento, quer de água, quer do ar.
Nos países nórdicos, o aquecimento dos espaços interiores é fundamental para que exista o mínimo de qualidade de vida. É comum nestes países, que os sistemas de aquecimento habitacionais e também os distritais funcionem a pellets.

prop_ico
Propriedades

As propriedades das pellets podem ser variáveis. Na tabela seguinte são apresentadas as propriedades médias das nossas pellets

Poder calorífico inferior
16-19MJ/kg
Diâmetro
6 a 8mm
Comprimento
4 a 40mm
Teor em Cinzas (550ºC)
≤1,5%
Densidade
≥600kg/m3
Humidade
≤10%
cert_ico
Certificação

A Naturalreason tem como objectivo a certificação das suas pellets pela norma ENplus.
A certificação ENplus é a mais importante a nível europeu, a qual também tem sido aplicada nos Estados Unidos da América.
Informe-se melhor sobre as exigências e características associadas à certificação.

ENplus

Energia limpa e segura Com a utilização das pellets reduza os encargos anuais com os Títulos de Emissão de Gases com Efeito Estufa. Esta é uma fonte de energia limpa.

O manuseamento das pellets é muito mais seguro do que o dos combustíveis fósseis e o risco de acidente na utilização é muito menor.
pellets
prod_ico
Produção

O processo de fabrico de pellets está assente em parcerias estratégicas firmadas com empresas da indústria madeireira, bem como na utilização de matas de produção, conduzidas objectivamente de modo a garantir todos os requisitos necessários à matéria prima para produção das pellets. A maioria da matéria prima laborada provém dos resíduos florestais, resultantes do desperdício gerado pelo processo de corte selectivo de madeira por parte dos madeireiros e de infestantes arbóreas como o pittosporum undulatum (incenso).
De uma maneira geral, o processo segue os seguintes passos:

RECOLHA E ARMAZENAGEM
SELECÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
TRITURAÇÃO
SECAGEM
MOAGEM
PELETIZAÇÃO OU GRANULAÇÃO
ARREFECIMENTO
EMBALAMENTO E/OU ARMAZENAGEM
vant_ico
Vantagens
check_ico
São um combustível renovável, e portanto 100% natural, o qual não contém nenhum tipo de aditivos sintéticos.
check_ico
Uma vez que o carbono libertado pela queima da biomassa é equivalente ao carbono sequestrado no crescimento da biomassa, poder-se-á considerar o balanço neutro em termos de emissões de CO2.
check_ico
As características da pellet, principalmente o seu baixo teor de humidade, permite uma combustão mais eficiente, com uma libertação de fumo muito reduzida se comparada com a queima da lenha. Além do mais, como a pellet possui um tamanho reduzido, é possível haver um maior controlo e precisão sobre a queima do combustível, evitando assim eventuais desperdícios.
check_ico
Permitem gerar a mesma qualidade e quantidade de energia térmica que os actuais sistemas fósseis mas a um custo muito mais apelativo.
check_ico
Grande facilidade de adaptação dos actuais sistemas de queima fósseis aos sistemas a pellets.
check_ico
Tecnologia madura e fiável dos sistemas de automação e controlo do processo de queima das pellets.
check_ico
A armazenagem da pellet é mais limpa e segura do que a armazenagem de combustíveis fósseis.